You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Recupere sua senha

Preencha os campos abaixo para recuperar sua senha!

Dúvidas Frequentes

Orenda é uma palavra indígena comum entre os iroqueses, grupo nativo norte-americano que vivia em torno da região dos Grandes Lagos, e expressa a origem da magia. É o poder místico, a força e se aproxima da palavra grega thumos ou thymos, que representa respiração, paixão, desejo humano. Segundo os iroqueses, não há nada na natureza que não tenha orenda, pois é uma espécie de vitalismo. Assim, a palavra orenda sempre será uma lembrança de que tudo na vida deve ser feito com paixão, com desejo, com amor verdadeiro, pois é o caminho, e não o destino final, que importa.

É uma plataforma mantida pela fintech ORENDAPAY SOLUÇÕES FINANCEIRAS LTDA, inscrita no CNPJ sob o nº 18.179.024/0001-15, que oferta ao usuário soluções financeiras para gestão de recebíveis, emissão de boletos e conta virtual de pagamento. Podemos chamar de Orendapay ou, simplesmente, de Opay para designar a nossa plataforma.

Sim. Pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar através da plataforma orendapay.com.br, esclarecendo que somente será permitida uma conta por CPF/CNPJ. No primeiro acesso, você, que passa a ser nosso usuário, deverá preencher todas as informações obrigatórias dos dados cadastrais para que possa utilizar a plataforma

Sim. O Opay desenvolveu um API (Application Programming Interface), que significa Interface de Programação de Aplicativos, permitindo que a plataforma OrendaPay possa se integrar a qualquer sistema de gestão de recebíveis ou de cobrança utilizados pelos clientes. É só clicar, na barra de ferramentas, no ícone “integração API” e seguir as orientações ali dispostas.

No ícone “meus dados”, na barra de ferramentas à esquerda, você poderá atualizar seus dados a qualquer hora, lembrando sempre de salvar as alterações para cada modificação que fizer. Veja que depois dos dados cadastrais, há uma barra “atualizar meus dados”, no endereço, “salvar endereço” e assim por diante.

Não. Somente será admitida uma única conta bancária mantida em instituições financeiras de mesma titularidade do cadastro realizado. Se o cadastro for de pessoa física, de Maria José da Silva, por exemplo, a conta de resgate deverá ser de Maria José da Silva, pois o resgate é realizado através de uma transferência eletrônica disponível (TED), devendo ter o mesmo CPF ou CNPJ do cadastro.

Não. Você não precisa ter conta em Banco convencional para movimentar o Opay. Você poderá realizar pagamentos, transferências para terceiros em instituições bancárias e receber recursos através de boletos em sua conta digital Opay, acompanhando tudo isso através de extratos detalhados. Basta ativar a sua conta digital.

Primeiramente, é importante lembra que, como o resgate é uma transferência eletrônica disponível (TED), somente se efetivará dentro do horário específico para TED´s, ou seja, das 8:00 às 16:59. Solicitações fora deste horário serão efetivadas no próximo dia útil. Para solicitar o resgate de sua conta digital, você poderá clicar no ícone “saldo disponível”, na tela principal da plataforma, ou no “extrato”, que se encontra à esquerda, na barra de ferramentas. Em ambos, logo abaixo, aparecerá uma barra para “solicitar resgate”, onde você poderá definir o valor que deseja transferir para a sua conta bancária no Banco Convencional.

Quantos quiser. Você pode solicitar os resgates várias vezes ao dia, na semana ou no mês. A Opay fornece gratuitamente um resgate semanal, não cumulável, ou seja, não se pode deixar para solicitar dois resgates em uma semana porque não o fez na anterior. A partir do segundo resgate semanal, a Opay cobrará o valor de um TED para cada resgate solicitado.

Não. Somente será admitida uma única conta bancária mantida em instituições financeiras de mesma titularidade do cadastro realizado. Se o cadastro for de pessoa física, de Maria José da Silva, por exemplo, a conta de resgate deverá ser de Maria José da Silva, pois o resgate é realizado através de uma transferência eletrônica disponível (TED), devendo ter o mesmo CPF ou CNPJ do cadastro.

Não. Para emitir boletos e fazer a gestão de recebíveis, não é necessário anexar qualquer documento, bastando preencher todas as informações dos dados cadastrais, que devem ser absolutamente verdadeiras. Enquanto o usuário não preencher todas as informações marcadas por asterisco (*), não conseguirá avançar. Somente será exigida a remessa eletrônica de documentos para validar a conta digital.

É uma conta virtual mantida pela fintech onde o usuário acompanha e concentra todos os recursos financeiros dos seus clientes. Através desta conta, o usuário poderá realizar pagamentos, transferências para terceiros em instituições, receber recursos através de transferências de mesma titularidade e solicitar os resgates, acompanhando tudo isso através de extratos detalhados.

Para utilizar a conta virtual é muito simples e desburocratizado. Basta clicar em “conta virtual” e enviar os documentos digitalmente. Somente serão aceitos os documentos nítidos e legíveis. Para pessoas físicas, é necessário enviar documento com foto e CPF (frente e verso); para pessoas jurídicas, contrato social, CNPJ e documentos pessoais (RG e CPF) do administrador ou, no caso de condomínio, ata de eleição, convenção, CNPJ e documentos pessoais (RG e CPF) do administrador. Depois de validada a conta digital, você poderá realizar transferências para terceiros em Bancos convencionais, fazer pagamentos e colocar créditos em sua conta através da emissão de boletos para tal fim.

Depois do envio da documentação solicitada, a Opay terá um prazo de 72 horas para validar as informações e documentos recebidos, podendo ser prorrogado por prazos sucessivos, caso necessite de outras diligências. Se já passou este prazo, entre em contato com o suporte.

Você não terá qualquer custo para abrir ou manter a conta digital Opay. Não há mensalidade ou custos relativos à manutenção da conta. Você somente pagará o valor correspondente à operação que realizar, conforme abaixo:
● Mensalidade da Conta Digital: sem custo
● TED para terceiros, por transação (para Banco Convencional): R$ 3,50
● Resgate (para Banco Convencional mesma titularidade): até 01 (um) por semana, não cumulável sem custo
● Resgate (para Banco Convencional mesma titularidade) a partir do 2º na semana: R$ 3,50
● Pagamento de contas: sem custo.

É simples. Clique no ícone da “conta digital”, na barra de ferramentas, e selecione “transferências”. Aparecerá uma tela para que você preencha todos os dados da pessoa física ou jurídica que receberá a transferência. Insira todos os dados corretamente e confira, pois, caso esteja alguma informação errada, a operação não será efetivada.

Não, pois toda operação de transferência para terceiros é cobrada. Quando você é o titular da conta digital Opay, a maneira correta de realizar esta transferência é através da solicitação do resgate. Lembre-se que a operação de resgate, até um por semana, é completamente gratuita.

É um sistema simplificado e amistoso de recebimento de recursos financeiros dos clientes (pagadores) do usuário por intermédio de boletos, permitindo cadastro ilimitado, controle de recorrências, envio de correspondências eletrônica e conciliação bancária automática.

Há um ícone “Clientes”, na barra de ferramentas à esquerda. Ao clicar nele, aparecerá uma tela para cadastrar o cliente. Veja que é obrigatório o preenchimento dos campos “nome, cpf/cnpj, e-mail, CEP, endereço, cidade e Estado”. O único dado não obrigatório é o telefone, mas extremamente recomendável em informar, pois, depois de cadastrado, seu cliente será cobrado por e-mail, whatsapp e SMS.

Não. A Opay permite que você importe vários clientes de uma só vez através de uma planilha Excel. Basta você ir no ícone “importação em massa”, que se encontra na barra de ferramentas à esquerda, e seguir os passos abaixo. Veja que, caso você preencha as colunas de valor e vencimento, a Opay também gerará as suas cobranças automaticamente. É só fazer o seguinte: 1º) Faça download da nossa planilha de modelo Baixar planilha Modelo. 2º) Preencha a planilha com os dados de seus clientes(veja as especificação da planilha). 3º) Dados Obrigatórios: NOME, CPF_CNPJ, ENDEREÇO, CIDADE, ESTADO, CEP. 4º) Para importar cliente e também gerar cobranças, preencha os campos: VALOR e VENCIMENTO. 5º) Se houver a importação de algum cliente com CPF/CPNJ já cadastrado, os dados serão atualizados. Nesse caso de atualização, não ocorrerá criação de cobrança caso as colunas valor e vencimento estejam preenchidas.

Você poderá entrar em contato com o Suporte OrendaPay através do e-mail suporte@orendapay.com.br ou no ícone “suporte”, na barra de ferramentas. Nós teremos um prazo de 24 horas para lhe responder.

Um grupo de clientes é uma concentração de vários clientes cadastrados que possuem as mesmas condições de vencimento, valor, etc, reunidos em um só grupo identificável. Dessa forma, você poderá gerar a cobrança mensal, principalmente a recorrência, de todo grupo de uma só vez. A gestão de cobrança de um condomínio é o exemplo perfeito disso, onde cada grupo reunirá os condôminos de seus respectivos condomínios.

Para você estabelecer uma regra geral para seus clientes na cobrança de juros moratórios, multa por atraso e desconto de pontualidade, caso haja. Você poderá definir também uma regra só para grupos de clientes ou clientes específicos, dependendo de sua necessidade.

O boleto bancário é um meio de pagamento simples, eficaz e rápido. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá emitir como cedente para o seu cliente, o sacado. Após o recebimento, o boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou pela internet.

Sim. Desde 2018, todos os boletos emitidos no Brasil devem ser registrados, ou seja, as informações contidas nele são remetidas para a Câmara Interbancária de Pagamentos, entidade formada pela integração de todas as Instituições Financeiras do país. Assim, os boletos, contendo informações como código específico, valor, vencimento, CPF, entre outras, aumentam a segurança jurídica e possibilitam medidas de proteção ao crédito, no caso de seu cliente não honrar com sua obrigação.

Sim, é possível. Como todos os boletos Opay são registrados, está disponível para o cliente a adesão de débito em conta, no caso de recorrência, ou de débito direto autorizado (DDA), aparecendo, o referido boleto, nos lançamentos futuros dos seus clientes em qualquer instituição financeira que possuam conta.

A Opay desenvolveu um sistema que garante uma das mais rápidas emissões e registros de boletos do mercado. Um boleto registrado é emitido em menos que 30 segundos, estando apto para que cliente efetue o pagamento.

O boleto pago pelo seu cliente é identificado pela Opay no mesmo dia em que ele realizar o pagamento. No primeiro dia útil seguinte ao pagamento (D+1), o usuário já poderá usufruir do dinheiro na conta digital Opay, podendo resgatar, transferir para terceiros ou efetivar pagamento.

Você receberá um e-mail informando que o boleto de seu cliente foi pago no mesmo dia do pagamento. No primeiro dia útil seguinte, você já poderá conferir o valor no saldo disponível da conta digital Opay.

A emissão de boletos é ilimitada. Quanto mais boletos emitir, o valor unitário do custo do boleto poderá cair.

A Opay somente cobrará de você o custo de boletos liquidados, ou seja, os boletos que tenham sido efetivamente pagos pelo seu cliente. Não há qualquer custo para cancelamento ou baixa de boletos. O valor do boleto é, em média, R$ 3,50 por boleto e depende da quantidade mensal de boletos emitidos, podendo ser negociado comercialmente com a Opay para grandes emissões.

A responsabilidade, em regra, é sua, do nosso usuário, podendo ser repassado ao seu cliente caso haja ajuste contratual entre vocês.

O momento de pagamento do custo do boleto é no ato da liquidação, ou seja, quando o sistema Opay identifica o pagamento efetivado pelo seu cliente. Nesta oportunidade, a Opay reterá o valor referente ao custo do boleto, debitando da respectiva conta digital.

Todas as operações realizadas na plataforma Orendapay são informadas ao usuário através de mensagens eletrônicas, principalmente via e-mail e/ou SMS. Assim, você saberá o que está ocorrendo em sua conta digital no momento das operações e alertas, tais quais emissão e recebimento de boletos, proximidade de vencimento, boletos não pagos, pagamentos, pedidos de resgates, TED, etc, . Por isso, é importante que você inclua, em suas configurações de e-mail, o domínio da orendapay.com.br para que você fique sempre informado.

Com poucos cliques, você poderá gerar e emitir um boleto registrado na plataforma Opay. No canto superior direito da tela há um ícone “criar cobrança” (primeiro clique). Depois, você escolhe seu cliente ou um grupo de clientes, caso já estejam cadastrados, ou poderá cadastrar neste momento, clicando em “novo cliente” (segundo clique). Escolha o tipo de cobrança, se avulsa, parcelada ou recorrente (terceiro clique) e dia do vencimento do boleto (quarto clique). Em seguida, é só descrever brevemente a cobrança (quinto clique) e clicar no ícone no final da página “criar cobrança” (sexto clique). Pronto. O boleto já foi emitido, registrado e enviado para seu cliente via e-mail e SMS.

No momento da emissão do boleto, você verá que, ao lado do campo “descrição da cobrança” há outros três campos já marcados com “sim” pelo sistema, quais sejam “envio imediato”, “email” e “SMS”. Isto significa que, ao criar a cobrança, o seu cliente receberá imediatamente um aviso de e-mail e SMS do boleto para ele pagar, constando os dados, valores, vencimento e descrição da cobrança para que possa se lembrar de seu compromisso. Você poderá desmarcar os campos, mas, mesmo assim, o seu cliente receberá as notificações com 5 dias e 1 dia antes do vencimento, e com 5, 10, 20 e 30 dias depois do vencimento, caso não pague.

Sim. A plataforma Opay ficará monitorando os prazos para pagamento do boleto pelo seu cliente e ficará avisando automaticamente a ambos através de notificações e mensagens eletrônicas via e-mail e/ou SMS. Dessa forma, vocês serão avisados quando for emitido o boleto, quando faltar 5 dias para o vencimento, quando faltar 1 dia para o vencimento e se o cliente pagou no dia do vencimento.

Opay continuará a cobrar automaticamente seu cliente através de notificações e mensagens eletrônicas via e-mail e/ou SMS. Assim, o seu cliente receberá uma cobrança com 2 dias, 10 dias, 20 dias e 30 dias depois do vencimento. Depois de 30 dias de vencido, a Opay oferecerá ao usuário a possibilidade de realizar a cobrança extrajudicial através de telemarketing, notificações, etc, sendo que este custo será de 10% sobre o valor da dívida e repassado, em regra, ao devedor.

Muito simples. É ir no ícone “cobranças”, identificar o boleto vencido e não pago e, no lado esquerdo, na coluna “ações”, clicar no símbolo que representa cancelar (ᴓ). Assim, o boleto sairá da cobrança e será automaticamente baixado seu registro sem qualquer custo. Para receber de seu cliente, você poderá emitir novo boleto com outro vencimento.

Quando você precisa realizar uma cobrança de um cliente seu, como, por exemplo, os honorários advocatícios de uma ação específica ou receber um valor pela aquisição de um produto que tenha vendido, esta cobrança será considerada avulsa, pois é uma operação isolada, esporádica e variável. Assim, você precisará emitir cada boleto, porque único.

Quando você realiza alguma venda de produtos ou serviços de forma parcelada, é possível criar, de uma única vez, uma cobrança parcelada para seu cliente, emitindo, dessa forma, o carnê com boletos de tantas parcelas quantas forem necessárias. Não se preocupe que a Opay continuará monitorando cada boleto, avisando a proximidade de vencimento e cobrando, caso não sejam pagos em dia.

A cobrança recorrente se caracteriza pela obrigação de pagamento que seu cliente possui junto a você a cada ciclo de tempo, sem possuir uma data final para tanto. É o caso das taxas condominiais, por exemplo, ou as mensalidade de um clube, escola, etc. Assim, ao criar a cobrança recorrente, o seu cliente receberá, no prazo que você definirá, o boleto para pagamento na data de vencimento.

É possível editar toda e qualquer cobrança recorrente clicando no ícone “cobranças”, depois seleciona a cobrança recorrente e clica sobre a tarja “recorrente”. Abrirá uma tela intitulada “Editar Recorrência”, onde você poderá alterar o valor, a descrição da cobrança ou, ainda, desativar a recorrência. Importante esclarecer que você somente poderá editar as recorrências futuras, não alterando as já existentes.

É a possibilidade de dividir o pagamento recebido através de boleto com dois ou mais parceiros que compartilhem o OrendaPay, de forma imediata, fácil e segura, seja por percentual ou valor fixo. Dessa forma, um único boleto é emitido e o valor recebido será distribuído entre os usuários, como, por exemplo, um comissionamento de venda ou o rateio de honorários. Não há custo adicional ao se optar pelo Split de pagamento. A responsabilidade de pagamento do custo do boleto é do usuário que criou a cobrança.

Sim. O Opay desenvolveu plug-ins que possibilitam a integração no site comercial do usuário, gerando boletos no fluxo do e-commerce de forma fácil e intuitiva.

Venha fazer parte da OrendaPay